quinta-feira, 18 de março de 2010





Pois é, pois é. Minha tpm finalmente passando. E hoje eu tive uma tarde e noite felizes :]

Vou contar aqui o que me aconteceu hoje de tarde (já twittei o acontecimento, mas aqui eu posso falar com mais eloquencia, espero).

Depois do almoço, resolvi tirar uma soneca de meia horinha. Faltando 10min pro meu despertador tocar, o celular toca. Uma moça do Jornal O Norte (se não me engano) querendo fazer uma pequena entrevista comigo. Para não ser desagradável, aceitei, mesmo estando sonolenta e ainda querendo os meus 1o minutos de sono. Ela veio me questionar sobre um projeto da prefeitura pra incluir internet wi-fi na praia. Segundo a jornalista, inicialmente seria colocada internet wi-fi do MAG Shopping à Estação Ciência e, pelo que entendi, esse sinal chegaria até uns 800m pra dentro da cidade. No momento perturbação-soneca-interrompida, respondi que ia ser algo bom pra quem tem notebook e tal. Enfim, que ia ser algo bom.

Desliguei e, claro, coloquei mais 10min no celular. Porém, minha cabeça não me deixou quieta. Fiquei pensando no que tinha falado pra ela enquanto quase dormia e percebi que eu não concordava com o que tinha dito. Não acho que vá ser algo muito bom. É algo interessante, mas não é fundamental. Seria mais proveitoso colocar o ponto de wi-fi a partir da UFPB, assim os estudantes poderiam levar seus notebooks e usá-los pra pesquisas ou coisa parecida. Além de que o sinal se estenderia por bairros como Bancários, Castelo Branco e até, talvez, Mangabeira. Onde seria mais utilizado. Ou até mesmo criar um "Centro de Capacitação" da prefeitura que oferecesse cursos como Word e Exel para pessoas de baixa renda, que não têm fácil acesso a computadores. Dessa forma seriam gerados empregos ou estágios para os professores e para os alunos que estariam sendo capacitados, uma opotunidade de emprego. Empregos como o de secretária(o), que pessoas com curso superior não querem e pessoas que não sabem usar esses programas básicos não são aceitas.

Ao jogar parte dessa idéia no Twitter, me falaram que seria bom para o turismo, porque na orla tem muitos hotéis. Mas os hotéis já fornecem serviço de internet wi-fi para os seus hóspedes. Além do que, se fosse para beneficiamento dos turistas, que fossem colocados pontos específicos na cidade, não em toda a orla. Uma forma melhor de aumentar o turismo, seriam campanhas para preservação e manutenção das praias. O turismo que vendemos aqui em João Pessoa é o ecológico, é o turismo das praias, e estas estão ficando cada vez mais sujas.

Mas, digamos que o projeto não seja para beneficiamento turístico, seja para a população mesmo.. Porque começar na praia? Primeiro, ninguem em sã consciência leva o seu notebook pra Orla. Segundo, as pessoas que receberiam esse sinal em casa, podem e já pagam por sua internet banda larga e, provavelmente, wi-fi. Duvido muito que elas fossem trocar a internet rápida que possuem em casa por uma pública provavelmente congestionada e falha. Ou o objetivo da internet wi-fi é twittar no supermercado? Talvez no meio da rua? Ou num barzinho na feirinha? Acho que é muito luxo pra uma cidade como a nossa, outras coisas são bem mais importantes.

Enfim.. Acho que consegui explicar melhor aqui o porquê de não gostar desse projeto. Acho que Ricardo é o melhor prefeito que já tivemos, pelo menos desde que nasci (hehehe), mas dessa vez.. Ricardo fail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário